Geral

Problema em transformador deixa milhares de unidades sem energia na Regional de Joaçaba

  • Jardel Martinazzo
  • 21/06/2026 21:48
6759783576a3886f5a534b7.26996457.jpg

Uma falha em um transformador provisório provocou um apagão que atingiu municípios do Meio-Oeste catarinense na noite deste domingo (21). O problema afetou principalmente a área de abrangência da Regional da Celesc de Joaçaba, que registrou o maior número de consumidores sem energia elétrica em Santa Catarina.

De acordo com dados do sistema de monitoramento da Celesc, atualizados às 19h48, a Regional de Joaçaba contabilizava 14.979 unidades consumidoras sem fornecimento de energia. Naquele momento, o estado registrava 17.302 unidades sem energia, sendo 16.428 por desligamentos acidentais e 874 por desligamentos programados.

O município mais impactado foi Campos Novos, onde 11.789 unidades consumidoras ficaram sem energia. Conforme informações apuradas, a situação foi provocada pelo problema de um transformador provisório utilizado durante as obras de ampliação e melhorias na subestação da cidade.

O gerente regional da Celesc em Joaçaba, Diogo Spadoto, explicou à reportagem da Capinzal FM que a companhia está realizando investimentos na subestação de Campos Novos e, por isso, operava temporariamente com um equipamento provisório.

Segundo ele, o transformador apresentou falha durante o domingo, exigindo manobras emergenciais para que o município fosse abastecido por outras subestações da região, como as de Capinzal e Fraiburgo.

Além de Campos Novos, outros municípios também registraram interrupções no fornecimento de energia. Brunópolis teve 1.413 unidades afetadas, Abdon Batista 1.343, Erval Velho 150, Monte Carlo 101, Zortéa 77, Herval d'Oeste 72, Luzerna 19, Vargem 8, Água Doce 2, Lacerdópolis 2, Piratuba 2 e Ibicaré 1 unidade consumidora sem energia.

Ainda durante a noite, equipes da Celesc iniciaram os trabalhos para restabelecer o fornecimento. Conforme Diogo, a maior parte dos municípios já havia sido religada, restando apenas parte de Campos Novos e Abdon Batista com interrupções.

A concessionária montou uma força-tarefa para atuar durante a madrugada na substituição do transformador danificado. A expectativa da empresa é concluir os trabalhos e normalizar completamente o sistema ao longo desta segunda-feira (22).

Enquete