Geral

Professora Rosani Rosa é eleita presidente do PT de Capinzal

  • Gabriel Leal
  • 06/07/2025 20:29
1147875309686b08256e3d93.62793535.jpg

Foi realizada neste domingo, 6 de julho, na Câmara de Vereadores de Capinzal, a eleição que definiu a nova diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT) no município. A professora Rosani Rosa, de 63 anos, foi eleita presidente da sigla para o mandato que terá início em outubro e seguirá até 2028. Cerca de 12,5% dos votantes aptos compareceram ao ato, ou seja, 22 votos foram computados.

Com 33 anos de trajetória na educação, Rosani destacou, em entrevista à reportagem da Capinzal FM, que pretende fortalecer a atuação do partido por meio da ampliação do número de filiados e da maior divulgação dos trabalhos desenvolvidos. Ela sucede Nei Maximino dos Santos, que esteve à frente da presidência nos últimos três anos.

A nova diretoria municipal será composta por Gilberto Stempcoski (vice-presidente), Paulino Pereira Dias (financeiro), Nair Basei (secretária de organização) e Ana Paula Baretta (secretária de comunicação).

Durante o processo eleitoral, também foram realizadas a votação das chapas que representarão os filiados nas instâncias estadual e nacional. Para o diretório federal, os votos em Capinzal ficaram assim distribuídos: Rui Falcão e Edinho Silva receberam 10 votos cada, Romênio Pereira e Valter Pomar somaram um voto cada. Já na disputa estadual, Luciane Carminatti foi a mais votada, com 12 votos, seguida por Fabiano da Luz (6 votos) e Pedro Baldissera (4 votos). Existe a possibilidade de segunda votação em ambas as esferas.

Além das eleições internas, uma urna foi disponibilizada no local para a votação do Plebiscito Popular 2025, que abordou temas como a redução da jornada de trabalho sem corte salarial, o fim da escala 6x1 e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, com taxação mais justa para rendimentos superiores a R$ 50 mil. A consulta foi aberta à participação da comunidade em geral.

Atualmente, o PT de Capinzal conta com cerca de 200 filiados.


Enquete