Programa Laços que Educam inicia com encontro sobre neurodivergências em Capinzal
- Gabriel Leal
- 18/09/2025 11:23

Fotos: Jardel Martinazzo - Capinzal FM
O Centro Educacional Prefeito Celso Farina sediou, na noite de terça-feira, 16 de setembro, o primeiro de três encontros do programa “Laços que Educam: fortalecendo o elo entre escola e família”, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, com base no projeto do Governo Federal “Escola que Protege”, voltado ao combate da violência escolar.
Nesta primeira etapa, o tema abordado foi “Laços que educam as neurodivergências”, direcionado a pais e familiares de estudantes com TEA, TDAH, TOD, altas habilidades ou superdotação. A atividade contou com palestra da terapeuta ocupacional Giúlia Moretti, da AMA de Capinzal, que apresentou o tema “O sistema sensorial e o interagir no mundo”.
Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, a profissional detalhou a metodologia utilizada, explicando os impactos do transtorno do processamento sensorial, suas implicações no desenvolvimento e as formas de minimizar esses efeitos.
A programação terá sequência no dia 23 de setembro, com o eixo “Laços que educam as adolescências”, que contará com palestra do psiquiatra Guilherme Mendonça sobre saúde mental na adolescência, também às 19h, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.
O terceiro encontro acontece em 2 de outubro, com o tema “Laços que educam a infância”, conduzido pela fonoaudióloga Daniela Bortoli e pelo neuropsicopedagogo Locemar Franke, com enfoque no desenvolvimento da fala e em estratégias para potencializar a aprendizagem infantil com apoio da família.
Toda a programação é gratuita, aberta a pais e familiares, sem necessidade de inscrição prévia.