Saúde

Saúde de Ouro alerta sobre alta incidência de escorpiões no município

  • Gabriel Leal
  • 21/01/2025 14:20
1925105024678fda15d48091.10970434.jpg

Em razão das elevadas temperaturas registradas nas últimas semanas, a presença de escorpiões em residências, tem mobilizado a Vigilância Sanitária do município de Ouro.

De acordo com a agente de combate a endemias Eliane de Quadros, na última semana foram capturados em um único dia 20 escorpiões no Bairro Parque e Jardim Ouro. Neste sentido, ela alerta a comunidade para verificar o interior de calçados, móveis, vestimentas, entre outros, a fim de evitar possíveis traumas. 

Ela também revelou que diariamente recebe relatos de moradores sobre a presença desses animais em seus lares ou os escorpiões capturados, que são levados pelos residentes até a Vigilância Sanitária para os procedimentos necessários, como a identificação e o encaminhamento ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Eliane explicou ainda que, nos casos em que o animal não foi abatido, existe um protocolo específico para garantir a segurança e a integridade do escorpião, visando asseguras o sucesso das condutas laboratoriais.

A agente enfatizou que os escorpiões têm hábitos noturnos, sendo maior a probabilidade de serem identificados nesse período, especialmente com o uso de aparelhos que emitem radiação ultravioleta (UV), pois a incidência de luz sobre eles resulta em uma saliência luminosa no corpo do animal.

Eliane orienta que o abate dos escorpiões deve ocorrer preferencialmente com o uso de água quente. Além disso, destacou que a espécie com maior risco de morte é a Tityus serrulatus, conhecida popularmente como escorpião-amarelo. Ela revelou que a espécie mais comum na região é a Tityus costatus, que oferece riscos de necrose na região da mordida.

Nos casos de acidentes envolvendo escorpiões, a agente orientou que as pessoas higienizem o local apenas com água e sabão e procurem atendimento médico.

Ouça: 


Enquete