Trânsito

Secretário detalha reativação dos semáforos em Capinzal, ajustes realizados e cronograma de testes

  • Jardel Martinazzo
  • 16/01/2026 19:03
875505672696ab6c2da1597.68091676.jpg

A Prefeitura de Capinzal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Diretoria de Trânsito, iniciou no dia 8 de janeiro a fase de testes do sistema semáforos no cruzamento da Rua Presidente Nereu Ramos com as ruas Ernesto Hachmann e José Zortéa. Desde então a medida tem gerado alguns congestionamentos e questionamentos.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o secretário de infraestrutura Jairo Hoffmann, afirmou que acompanha de perto o funcionamento do equipamento e as alterações realizadas nos últimos dias.

Segundo ele, a decisão de reativar e testar o semáforo foi motivada por pedidos da comunidade e pelo histórico de acidentes no local, incluindo ocorrência com vítima fatal.

“Nós já vínhamos informando há algum tempo que faríamos um teste no sistema, levando em consideração os acidentes que vinham acontecendo e também a solicitação de muitos munícipes”, destacou.

Inicialmente, o sistema foi programado com 25 segundos para cada sentido da Rua Nereu Ramos, 16 segundos para a Rua Ernesto Hachmann e 12 segundos para a Rua José Zortéa. Esse formato permaneceu em funcionamento entre os dias 8 e 11 de janeiro. Após avaliação técnica, a equipe realizou ajustes, aumentando o tempo da Nereu Ramos para 30 segundos, mantendo o da Ernesto Hachmann e deixando a Rua José Zortéa em modo intermitente, ou seja, apenas em alerta.

 “Essas mudanças foram necessárias após observarmos o comportamento do tráfego e o congestionamento gerado”, explicou o secretário.

De acordo com Jairo Hoffmann, o sistema seguirá em testes até o dia 18 de janeiro, período em que a equipe continua monitorando diariamente, em diferentes horários, para coletar dados mais concretos. Entre os dias 18 e 25 de janeiro, novos ajustes ainda poderão ser realizados. Após o dia 25, será feita uma avaliação completa dos resultados.

“Já foi possível identificar uma melhora no fluxo após as alterações, mas ainda não é o ideal. Por isso, pode haver novas mudanças nesse período”, afirmou.

Caso o resultado final não seja satisfatório, a administração municipal estuda outras alternativas, muitas delas apresentadas pela população, como a instalação de lombadas eletrônicas, lombadas físicas, rotatórias e até a implantação de um sistema de semáforo inteligente, que está em fase de testes no município de Luzerna.

“Se funcionar lá, não vemos problema nenhum em trazer essa inovação para Capinzal”, pontuou.

O secretário reforçou que todas as ações têm como objetivo principal garantir mais segurança e melhorar a mobilidade urbana, tanto para Capinzal quanto para Ouro, município vizinho que também utiliza o trecho.

“Queremos atender a população de forma coletiva, prezando sempre pela segurança dos usuários e pelo fluxo regular do trânsito”, finalizou, pedindo compreensão da comunidade durante o período de testes.

Enquete