Tempestade com granizo em SC deixa rastro de destruição e cidade sem luz
- Jardel Martinazzo
- 21/09/2025 11:36

Foto: Defesa Civil
A previsão de tempestade em SC se confirmou na noite de sábado (20), provocando diversos estragos em municípios do estado. A Defesa Civil não descarta a ocorrência de fenômenos como microexplosões e até tornados, que devem ser avaliados ao longo do dia.
A combinação entre uma área de baixa pressão e o reforço do calor resultou em fortes instabilidades no Extremo-Oeste. Em São Miguel do Oeste e Barra Bonita houve queda de granizo e registros de danos provocados pelo vendaval.
Em Barra Bonita, de acordo com a Defesa Civil, o cenário foi de casas destelhadas, árvores derrubadas e postes de energia caídos, deixando o município completamente sem luz. Até o momento, não há números oficiais sobre a extensão dos prejuízos.
Em São Miguel do Oeste, segundo o Corpo de Bombeiros Militar, lonas foram distribuídas para famílias que tiveram as casas destelhadas.
O órgão explica que as ocorrências observadas são típicas de uma tempestade severa, fenômeno que costuma ser acompanhado por rajadas de vento acima de 80 km/h e granizo de tamanho expressivo, capaz de gerar acúmulo no solo.
A instabilidade deve se intensificar novamente a partir da madrugada deste domingo (21) e persistir até a segunda-feira (22), avançando gradualmente por todas as regiões do estado.
Segundo a Defesa Civil, há risco de novas tempestades severas no Grande Oeste durante a manhã e tarde de domingo. Entre a tarde e a noite, a condição se estende também para o Meio-Oeste, áreas centrais, Grande Florianópolis e Norte de Santa Catarina.
Créditos: NDmais