Defesa Civil de Ouro convoca comunidade para Audiência Pública sobre Plano de Contingência e Alerta do El Niño
- Jardel Martinazzo
- 23/06/2026 11:27

A Defesa Civil de Ouro realiza nesta terça-feira, às 19h, no Centro de Acolhimento ao Idoso, uma Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano de Contingência Municipal. O encontro é aberto à população e tem como objetivo fortalecer o planejamento e a preparação do município para situações de emergência e desastres naturais.
Segundo a secretária de Administração e responsável pela Defesa Civil de Ouro, Dayana Colombo, o encontro também contará com a presença do coordenador regional da Defesa Civil, sargento Davi, que fará esclarecimentos sobre as condições climáticas previstas para os próximos meses e os possíveis impactos do fenômeno El Niño na região.
"Além da apresentação do plano, teremos a participação do coordenador regional da Defesa Civil, sargento Davi, que estará trazendo informações e esclarecimentos sobre o alerta climático relacionado ao El Niño. É uma oportunidade importante para que a população compreenda melhor o cenário e possa esclarecer suas dúvidas com informações técnicas e oficiais", destaca.
Dayana ressalta que o Plano de Contingência é uma ferramenta fundamental para organizar as ações do município antes, durante e após situações de desastre.
"O plano de contingência é um instrumento de planejamento que estabelece as ações a serem desenvolvidas pelo município em situações de emergência. Ele serve para preparar a cidade para possíveis ocorrências, reduzir danos humanos, materiais e ambientais e garantir uma resposta rápida e eficiente à população quando necessário", explica.
A responsável pela Defesa Civil reforça que a proteção da comunidade depende da atuação conjunta entre poder público, entidades parceiras e população.
"A Defesa Civil não trabalha sozinha. Temos uma equipe comprometida, formada por integrantes dos conselhos municipais, do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e de diversas instituições parceiras. A participação de todos é fundamental para que possamos atuar de forma organizada e eficiente", afirma.
A secretária também faz um convite para que os moradores participem da audiência e aproveitem a oportunidade para buscar informações diretamente com os responsáveis pelo planejamento das ações de proteção e resposta.
"É muito importante que as pessoas compareçam, participem e esclareçam suas dúvidas. Muitas vezes surgem comentários e informações desencontradas, mas este será o momento para que a população tenha acesso a orientações corretas e possa compreender como o município está se preparando para enfrentar possíveis eventos climáticos adversos", conclui.



