Ouro apresenta Plano de Contingência da Defesa Civil e reforça preparação para eventos climáticos
- Jardel Martinazzo
- 23/06/2026 21:40

A Prefeitura de Ouro, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou na noite desta terça-feira (23), uma audiência pública para apresentar à comunidade o Plano de Contingência do município. O encontro ocorreu na Sala do Centro de Acolhimento ao Idoso e reuniu moradores, representantes da administração municipal e integrantes da Defesa Civil Regional para discutir medidas de prevenção e resposta a situações de emergência.
A iniciativa ocorre em um momento em que Santa Catarina tem registrado frequentes alertas meteorológicos e busca preparar a população para agir diante de possíveis desastres naturais, como temporais, enchentes, vendavais e estiagens.
Mesmo com as baixas temperaturas, a participação da comunidade foi considerada positiva pela administração municipal. Durante o encontro, os moradores puderam conhecer os protocolos previstos para situações de risco, esclarecer dúvidas e entender como funcionará a atuação dos órgãos públicos em casos de emergência.
Plano organiza atuação do município
O vice-prefeito, Rene Modena, destacou que o Plano de Contingência foi elaborado seguindo orientações da Defesa Civil Estadual e servirá como instrumento para organizar as ações de todas as secretarias e órgãos municipais.
Segundo ele, o documento estabelece responsabilidades e define procedimentos que deverão ser adotados em situações de emergência, permitindo uma resposta mais rápida e coordenada.
“O plano foi elaborado com diretrizes e acompanhamento da Defesa Civil Estadual. Ele é fundamental para organizar as ações dentro das secretarias e dos órgãos do município, deixando todos preparados caso aconteça alguma intempérie”, afirmou.
Modena ressaltou que o planejamento não se limita aos efeitos do fenômeno El Niño, mas funciona como uma ferramenta permanente de gestão de riscos.
“Não temos como impedir os eventos da natureza, mas podemos nos preparar para agir da melhor forma possível, oferecendo mais segurança e tranquilidade para a população”, acrescentou.
Documento é considerado fundamental pela Defesa Civil
A audiência contou com a participação do Coordenador Regional da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina em Joaçaba (responsável por Capinzal e região), 3º Sargento BM David Azevedo de Souza, que reforçou a importância do Plano de Contingência para a atuação dos municípios em momentos de crise.
De acordo com ele, o documento reúne informações essenciais para a tomada de decisões, como o mapeamento de áreas de risco, o cadastramento de famílias vulneráveis e a definição das estratégias de atendimento à população.
“O Plano de Contingência é o documento fundamental para que o município consiga agir em situações de desastre. É uma ferramenta extremamente importante e precisa estar sempre atualizada”, destacou.
O coordenador também lembrou que a manutenção desses documentos é uma exigência da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e faz parte das contrapartidas exigidas dos municípios para o recebimento de equipamentos, veículos e outros recursos destinados à área.
Preparação para os efeitos do El Niño
Durante a audiência, também foram abordadas as ações preventivas adotadas pelos municípios da região diante da possibilidade de eventos climáticos extremos associados ao fenômeno El Niño.
Segundo o Sargento Davi, as Defesas Civis municipais vêm realizando trabalhos contínuos de prevenção, incluindo a limpeza de córregos, manutenção de sistemas de drenagem, desassoreamento de rios e orientação da população.
“A consequência do El Niño pode ser uma chuva intensa e, por consequência, um desastre. Por isso, os municípios já vêm trabalhando preventivamente e fortalecendo suas estruturas de resposta”, explicou.
Estrutura da Defesa Civil é ampliada em Ouro
A secretária de administração e responsável pela Defesa Civil, Dayana Colombo, destacou que o município vem fortalecendo sua estrutura de Defesa Civil por meio de uma série de medidas voltadas à gestão de riscos e atendimento à população.
Entre os avanços está a implantação e homologação do Gabinete de Crise, oficializado por meio de legislação municipal, além da reestruturação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Outro passo importante foi a criação do Fundo Municipal de Defesa Civil, mecanismo que permitirá ao município receber recursos estaduais destinados a ações de prevenção, resposta e recuperação em casos de desastres.
“Nossa avaliação é muito positiva. Mesmo com o frio, tivemos uma participação importante da comunidade. Agora vamos avançar para consolidar uma Defesa Civil cada vez mais atuante e preparada para atender a população”, afirmou.




