Infraestrutura

PCH Alto Alegre alcança 70% de conclusão

  • Jardel Martinazzo
  • 09/01/2025 17:30
118877187467801451beb4b3.56915979.jpg

Foto: Capinzal FM

A construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Alto Alegre, localizada entre os municípios de Ouro e Capinzal, segue em ritmo acelerado, com aproximadamente 70% das obras concluídas desde o início dos trabalhos, em junho de 2023.

Na tarde de quarta-feira (08), a reportagem da Capinzal FM conversou com o mestre de obras Vilson Hakenhaar, da Ceraçá Construções, cooperativa responsável pela execução do projeto, que pertence ao Grupo Mauê. Ele destacou que a previsão de conclusão das obras é para meados deste ano, embora o prazo dependa das condições climáticas.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados na concretagem de 12 mil metros cúbicos no vertedouro. A casa de força já está 90% finalizada, com a conclusão pendente da concretagem da tomada d’água. No vertedouro, ainda falta a instalação da parte metálica para as comportas.

“O maior volume de trabalho está concentrado no vertedouro. Temos um prazo de quatro a cinco meses para finalizar essa parte da obra”, ressaltou Vilson.

A PCH Alto Alegre, situada entre as comunidades de Linha Bonita (Ouro) e Ricardópolis (Capinzal), terá uma potência instalada de 17,40 MW e ocupará uma área de reservatório de 0,83 km².

O engenheiro civil auxiliar, William Keller, também destacou a importância da colaboração entre as equipes envolvidas na execução do projeto, que seguem rigorosamente os padrões técnicos de qualidade e segurança.

William explicou que, na casa de força, está sendo executado o fechamento das formas da segunda unidade geradora e a armação da terceira. Além disso, a equipe finalizou recentemente a desforma do pilar do vertedouro, que foi deslizado. Por ser início de ano, o foco das equipes está na organização do canteiro de obras.

Enquete