Polícia Civil prende autor de homicídio ocorrido no Réveillon em Piratuba e apreende armas de fogo
- Jardel Martinazzo
- 02/01/2026 15:41

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Piratuba, deu continuidade às investigações do homicídio de Eleir Paulo Zamboni, de 43 anos, conhecido como Lanche, registrado durante o encerramento das festividades de Réveillon no município de Piratuba, ocorrido na madrugada de quinta-feira, dia 1º.
Nesta sexta-feira (02), o autor do crime, de 41 anos, apresentou-se espontaneamente na delegacia local, ocasião em que foi dado cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido ainda na data de ontem, após representação da Polícia Civil. No momento da apresentação, o investigado entregou uma pistola calibre .380. Em sequência, os policiais civis também cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, onde foram localizadas e apreendidas outras três armas de fogo.
O crime vitimou um segurança, morador de Capinzal, que atuava no evento, atingido por disparo de arma de fogo durante o exercício de sua função. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Desde as primeiras horas após o fato, a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar todas as circunstâncias do homicídio, incluindo motivação e dinâmica dos acontecimentos.
De acordo com o Delegado responsável pela investigação, André Cembranelli, o autor foi rapidamente identificado em razão de o crime ter ocorrido na presença de diversas pessoas, o que contribuiu para o avanço célere das diligências.
“É importante destacar que a vítima foi morta em razão do seu trabalho. A investigação busca esclarecer, de forma técnica e responsável, todos os detalhes que envolvem esse fato grave”, afirmou o delegado.
Ainda conforme a Autoridade Policial, diversas testemunhas já foram ouvidas, imagens foram coletadas desde o dia do crime e a Polícia Científica foi acionada para a realização das perícias necessárias. O inquérito policial segue em andamento e tramita sob sigilo, medida indispensável para garantir a efetividade das investigações.
O delegado também ressaltou o impacto do crime para a comunidade e para o turismo local, reforçando o compromisso da Polícia Civil com o completo esclarecimento dos fatos.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e informa que denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais oficiais, com garantia de sigilo.


